MINHA POSTAGENS.


QUAIS AS SUAS EXPECTATIVAS COMO FORMADOR DO CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL?

Pretendo desenvolver um excelente trabalho e ajudar meus colegas professores também a trabalhar de forma criativa, dinâmica. Construindo assim uma aprendizagem de forma significativa, prazerosa e colaborativa. Onde irei junto aos alunos/cursistas aprender novas formas de ensinar e porque não ensinamentos de vida.
Sabendo que não detenho de todo conhecimento, buscarei passar o que já sei da melhor forma possível, e buscando cada vez mais levar conhecimento aos nossos educadores e posteriormente os mesmo levarão o conhecimento adquirido aos seu alunado. Ter a responsabilidade de transferir o que aprendeu, e ajudar na aprendizagem daqueles que estiverem com dificuldades na utilização de máquinas e ferramentas do Linux Educacional.
Proporcionar uma nova visão de ensino e aprendizagem é da nossa responsabilidade, uma vez que somos formadores. Assim, acredito que a experiência em sala de aula possa ser positivamente absorvida uma vez que, o tema INCLUSÂO E EDUCAÇÃO DIGITAL está sendo muito utilizada hoje, e se não acompanharmos esta evolução, iremos ficar para trás.
Tenho certeza de que formaremos multiplicadores prontos para fazer a diferença usando as mídias digitais no contexto de interdisciplinaridade nas aulas a serem ministradas.

Professores da educação básica terão bolsas de mestrado.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (21) que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.

Os educadores que conseguirem a bolsa terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.
O anúncio foi feito pelo ministro durante cerimônia de premiação de professores no Palácio do Planalto. “Muitas vezes o mestrado não é na cidade onde o professor mora e isso exige custeio, gastos com transporte, alimentação, aquisição de material pedagógico”, explicou Haddad ao falar sobre a importância da bolsa para a formação dos professores da educação básica.
Fernando Haddad afirmou que a medida objetiva também estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (22)

Plano Nacional de Educação tem 20 metas; 20% são ligadas à valorização do professor

O projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que deve entrar em vigor na próxima década. O documento de 14 páginas estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020. Cada uma delas é acompanha de estratégias para que se atinjam os objetivos delimitados. Algumas determinações já foram previstas em leis aprovadas recentemente ou fazem parte do PNE ainda em vigor.

Pelo menos 20% das metas tratam diretamente da valorização e formação dos profissionais do magistério. Entre elas a garantia de que todos os sistemas de ensino elaborem planos de carreira no prazo de dois anos, que todos os professores da educação básica tenham nível superior e metade deles formação continuada com pós graduação - com a previsão de licenças para qualificação. O PNE ainda determina que o rendimento médio do profissional da educação não seja inferior ao dos demais trabalhadores com escolaridade equivalente.

O plano inclui metas de acesso à educação infantil, ensino médio e superior. Ele reafirma a proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada neste ano que determina a universalização da pré-escola até 2016 e acrescenta que 50% das crianças de até 3 anos devam ter acesso à creche até 2020, patamar que já estava apontado no atual PNE mas não foi atingido. Hoje, esse atendimento é inferior a 20%.

No ensino superior, o PNE estabelece que 33% dos jovens de 18 a 24 anos estejam matriculados nesta etapa - hoje esse percentual é inferior a 15%, longe da meta de 30% que havia sido estabelecida no plano aprovado em 2001. Considerando toda a população, a taxa de matrícula deverá atingir 50% até 2020. No ensino técnico a matrícula deverá ser duplicada. O plano também determina que se atinja a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Outra meta é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade e o analfabetismo na população com mais de 15 anos erradicado até o fim da década - essa última também já estava prevista no PNE em vigor, mas a taxa ainda é de 9,7%. A educação em tempo integral deverá ser oferecida em 50% das escolas públicas e os cargos de direção ocupados mediantes critérios técnicos e mérito. Hoje é comum que os diretores sejam indicações políticas das secretarias de educação.

O Ministério da Educação (MEC) também incluiu no documento as metas de crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que funciona como um termômetro da qualidade da educação. Até 2021 o país deverá atingir média 6 em uma escala de 0 a 10 - em 2009 a nota foi 4,6. Como Haddad já havia adiantado, o plano inclui a meta de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) na área.

O presidente Lula encaminhará o projeto de lei ao Congresso Nacional que começará a discussão do texto na próxima legislatura. A previsão é que o novo PNE possa ser aprovado até o fim do primeiro semestre de 2011.



Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/12/15/plano-nacional-de-educacao-tem-20-metas-20-sao-ligadas-valorizacao-do-professor-923294045.asp

RESULTADO DO CURSO DE ESPANHOL - PORTAL EDUCAÇÃO

Este link é para manter o acesso sempre que desejar verificar o desempenho em cada unidade

http://www.portaleducacao.com.br/englishvox/lms_esp_regular_valid/meu_progresso/index.php?userID=642326&userLocalID=642326&chave=799d9f96d85973383e085aec4d249d90


Como Fazer Citações E Referências

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O QUE É HIPERTEXTO

Hipertexto é um sistema para visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos chamados hiperlinks, ou simplesmente LINKS, e para fácil publicação, atualização e pesquisa de informação.
Navegar em hipertexto para mim é algo que tem servido como um instrumento para poder realizar pesquisas e trabalhos escolares, facilitando a aprendizagem através de descobertas, ao mesmo tempo em que possibilita a construção do conhecimento, mesmo sem saber que as palavras escritas e grifadas em azul, são links ou hiperlinks, “Hipertexto”, refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes.
Navegar em hipertexto de maneira orientada e em dupla, nos proporcionou uma discussão e uma interação maior, podendo percorrer outros links dentro de uma mesma pagina nos proporcionando melhor estudo, pois estávamos sempre curiosos que informação iria encontrar ao clicar em alguns dos LINKS, ou mesmo se iria complementar a informação do conteúdo anteriormente pesquisada e sempre estávamos atentos que link clicava, para que pudéssemos voltar com segurança ao texto anterior.
Claro que os caminhos seguidos foram proveitosos e com certeza serviu também para a aquisição de novos conhecimentos, pois encontramos textos inseridos em outros textos tornando a pesquisa interativa facilitada e dinâmica e, principalmente quando, quem está pesquisando, sabe o que procura e, portanto, não terá dificuldade.

HIPERTEXTO

A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Realmente a internet seria, mas não devemos esquecer que os meios mais antigos de documentos, e os livros também são grandes exemplos de links.
Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto (...). Um exemplo de hipertexto tradicional são(...) e a Bíblia, devido sua forma não-linear de leitura. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O exemplo da enciclopédia como um clássico hipertexto não nos deixa dúvida, mas a Bíblia é o maior exemplo de hipertexto de forma não-linear que já conheci, pois um texto em um determinado livro pode nos levar a outro, em outro livro tratando de um mesmo assunto.

CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA

Utilizar tecnologia na educação.

Integração currículo/tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem.
Desafio: criação de um design educacional flexível e aberto as propostas educacionais.
Registrar as atividades dos alunos para direcionar e potencializar as atividades.
Mais nova abordagem que ensina e guia a um percurso possível é: O projeto
Ideias principais do texto Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado.
O que é currículo?
Conjunto de ações onde sejam identificados os conhecimentos, as competências e as habilidades dos alunos.
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Contribuem na construção de uma via de mão dupla. O objetivo maior é ensinar e aprender com as TICs. Professor e o aluno constroem conhecimentos juntos, passo a passo.
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Inserir as tecnologias no cotidiano escolar de maneira que o alunado possa sentir-se seguro no tocante ao ensino-aprendizagem e no seu desenvolvimento escolar e reformular os conceitos sobre currículos.
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
A equipe Pedagógica da Escola tem que está preparada e aberta para esta mudança, pois, de nada adianta uma escola informatizada com computadores e acesso a internet se os gestores e principalmente nós professores não tivermos preparados. Então, para o desenvolvimento de projetos no âmbito do currículo o professor deve buscar formação e buscar o apóio da equipe pedagógica e gestora da escola, além de um Planejamento voltado para utilizar as mídias diferenciadas

O Que eu penso sobre Educação e Tecnologia...

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Repensar a Educação no sentido mais amplo não é uma tarefa fácil, principalmente quando temos pessoas comandando a Educação sem formação nem conhecimento do que seja Educação e com isso dificultando a atuação dos profissionais da área.

É claro que o Dr. Landislau tem razão, mas, cabe a nós professores, segurar o “taco” para que esta Escola seja menos lecionadora e mais Organizadora do conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.

Quem é! João Bomfim Filho

Minha trajetória com professor teve inicio quando decidir fazer o curso médio do Magistério. Durante o curso participei de um Processo Seletivo do Programa Alfabetização Solidária no qual fui selecionado e designado para alfabetizar Jovens e Adultos. Para mim, foi uma experiência incrível.
Após ter concluído o Magistério, fiz o concurso público no meu município para a vaga de professor e conseguir ser aprovado começando a lecionar no Ensino Fundamental I FASE, fiz Pedagogia em Regime Especial oferecido pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e sou aluno do Centro de Línguas do Estado da Paraíba onde estudo a língua espanhola.
Hoje leciono as disciplinas de Ciências e Arte no Ensino Fundamental II.
Na área de informática, fiz curso básica de informática, fiz ainda o Curso voltado para professor: INTEL - Educação Para o Futuro, participei do curso introdutório do Sistema Operacional LINUX, o Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs e o Curso Tecnologias de Projetos.
Assim, me vejo como um professor que não se conformar com pouco, mas busca a cada dia e a cada momento aumentar o meu conhecimento intelectual e profissional.